Este vídeo tem como objetivo mostrar os primeiros resultados da pesquisa ISA-Atividade Física e Ambiente, onde acompanhamos os níveis de atividade física de 1.431 paulistanos entre 2014 a 2021, e também a distribuição de espaços públicos abertos como praças, parques e ciclovias no entorno das residências destas pessoas entre 2015 a 2020. Nós mostramos que as pessoas
que tiveram mais acessos a estes espaços no período, também tiveram mais chances de praticar caminhada no lazer, mostrando que o ambiente do entorno é primordial para a manutenção das atividades físicas.
É importante ressaltar que a segunda avaliação das pessoas foi realizada em plena pandemia de COVID-19, onde houve restrições à circulação de pessoas, o que ressaltar ainda mais a importância destes espaços. No entanto, mostramos também que os maiores acessos a estes espaços ainda se concentram muito em regiões centrais da cidade, que também são as mais ricas. Portanto, precisamos ampliar estes espaços para as regiões periféricas de São Paulo, que são as que mais necessitam.
Entrevista para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo em 25 de junho de 2020.
Podcast na Revista Saúde em 28 de junho de 2019
Entrevista para o programa SPTV em 15 de dezembro de 2018